quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A criatividade da criança e a gestão do conflito



Um dia, todos nós já fomos criança. E como a sua criança lidava em uma situação conflituosa, em que tinha que negociar com seus pais, professores e até mesmo outras crianças?

As desavenças e conflitos nos acompanham desde sempre, inclusive quando éramos crianças, por isso a negociação e a capacidade de gerir conflitos são habilidades oportunas para serem desenvolvidas.

A criança nos surpreende. Seja pelas palavras que aprendem com a maior facilidade, seja pelas perguntas que nos fazem, seja pela curiosidade, seja por como aprendem rápido a mexer em aparelhos eletrônicos.

E se você ainda guarda a imaginação da criança que um dia você foi.. Ah, podemos dizer que você está mais apto a relacionar-se com o outro e a deslindar os conflitos que eventualmente irão surgir, no sentido de que você pode criar ou combinar soluções criativas.

A comunicação da criança é objetiva, sem rodeios, e vale o questionamento do porquê passamos a ser tão prolixos. Talvez seja porque a criança ainda não conheça muitas palavras, mas mesmo possuindo um vocabulário mais vasto, deveríamos então escolher palavras melhores para definirmos o que sentimos.

Como sabemos, as mágoas são causadas muitas vezes pela forma que falamos, porque invadimos o espaço do outro e sacudimos o seu eixo central, mesmo sem o famoso dolo, a intenção. Bem, as crianças não são tão articuladoras, elas simplesmente falam o que sentem de forma prática. E o adulto que desaprendeu a ser criança virou uma espécie de anti comunicador, o qual a capacidade de comunicação é falha ou nula, faltando o poder de concisão dos sentimentos com uma "explicabilidade" - poder de síntese na explicação, gerando fácil compreensão - adequada para se manter um bom diálogo.

Com efeito, antes de ampliar a habilidade inter pessoal, precisamos estar com nossa capacidade intra pessoal desenvolvida, no que o auto conhecimento é fundamental. Então, hoje, você topa resgatar aquela criança criativa que ficou lá atrás? E, mais ainda, você topa incentivar as crianças do seu convívio a lidar com o conflito de forma mais natural?

Vamos, aqui, fazer uma reflexão, um passo a passo de como estimular a negociação em uma criança.

Primeiramente, devemos colher as informações e afirmar o problema. Após, parar com qualquer ação prejudicial, seja birra, briga ou choro. Pergunte a ela por ideias de como resolver o impasse, lembre-se de deixar a imaginação fluir. Reconheça os sentimentos dela ao longo do conflito. Assim, neutralize o objeto de discussão, até o nó ser desfeito, o motivo da agitação deve estar paralisado. Nesse momento, vale rememorar o problema, lembrando de utilizar linguagem que qualquer um consegue entender, mesmo uma criança. Então, escolha uma solução conjunta e esteja disponível para um acompanhamento de suporte.

Em outras palavras, se duas crianças estão brigando pelo mesmo brinquedo, por exemplo. Entenda e explique o problema, para que elas consigam visualizar. Acalme-as, diga que vão resolver o impasse juntas, incentive sua imaginação e criatividade e pergunte de que maneira ela vê uma forma de resolver. Reconheça os sentimentos dela no sentido de não tratar o problema como se fosse algo banal, para ela aquilo é muito importante e você deve valorizar. Enquanto isso, o brinquedo não pode estar nas mãos de nenhuma das crianças, pergunte a elas novamente porque estão discutindo e comecem juntos a propor várias soluções, como dividir, brincar juntas, uma brincar primeiro, decidir quem vai brincar primeiro, etc.. até chegar na mais adequada.

Toda e qualquer negociação e boa comunicação requer uma pitada de paciência e explicação objetiva, mas o importante será o incentivo a capacidade de resolver seus próprios conflitos. Então resgate essa criança adormecida, dê asas a criatividade e ache a melhor solução para os problemas. Ou seja, reflita qual o brinquedo (problema) atual e qual a solução fica mais confortável para você e para o próximo.

Deixe a criança em você ser criativa e imagine com a criança do outro. Quer ajuda? Conta comigo.



#praticeempathy #inspireempatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário